17308757_681233655412351_7136991045024593123_n

Suspensão temporária das Feiras de Adoção com os animais do CCZ.

NOTA OFICIAL:

Na manhã do dia 21 de março, a ONG AOPA se reuniu com representantes da Prefeitura de Ouro Preto afim de resolver os entraves que levaram ao cancelamento das atividades junto à PMOP. Estiveram presentes o prefeito municipal Júlio Pimenta, que nos permitiu e esteve aberto a um diálogo em prol dos animais de nossa cidade; o secretário da Casa Civil Luciano Guimarães Pereira, que fez o encontro possível em tão pouco tempo; a secretária de saúde Flávia Perdigão, que conhece nosso trabalho há algum tempo; o vereador Chiquinho De Assis Câmara Ouro Preto, que tem nosso afeto por sempre nos apoiar; funcionários da Vigilância Sanitária e Zoonoses: Ricardo Fortes, Alessandra Machado, e a veterinária Nathália; e os membros da ONG: Luana Neves, Filipe Paixão, Gabriela Barone e Karla Duarte, além das representantes dos voluntários cadastrados Ana Claudia Carpini e Ananda Lima Sanson.

No encontro aproveitou-se para debater pontos importantes como educação ambiental, licitação do CCZ, recolhimento de animais e cão comunitário, legislações vigentes e futuras, esterilização de animais do CCZ e da comunidade, preparação de voluntários cadastrados e do bem-estar animal no abrigo de responsabilidade da prefeitura.

A reunião durou aproximadamente três horas e, no que tange o assunto principal do nosso encontro, ficou acordado que será feito um termo oficializando a parceria, assim como a promessa de diálogo constante através da Casa Civil, Secretaria de Saúde e Câmara dos Vereadores. Ainda manteremos as atividades suspensas por 30 dias – devido à necessidade de adequação sanitária e básica do CCZ – e caso haja mudanças positivas, voltaremos a atuar efetivamente no canil, auxiliando diretamente a vida dos animais que nele estão.

A ONG continuará realizando suas atividades junto à comunidade, visando o controle populacional, educação ambiental, denúncias de maus tratos animal, guarda e adoção responsável.

Na parte da tarde alguns membros da AOPA estiveram presentes na reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto, pois fomos informados de que o vereador Marquinho do Esporte Vereador também trouxe para o plenário a discussão a respeito do ocorrido com a ONG e a PMOP. Ficamos extremamente gratas ao prezado vereador por ter aberto mais esta porta de debate para a causa animal e ter levado a situação ao conhecimento de mais pessoas. Nosso apreço também aos demais parlamentares que se manifestaram a favor da resolução da situação e retorno de nossas atividades junto ao CCZ. E, acima de tudo, do entendimento de que a causa animal não é problema de afeto, mas de saúde – tanto humana quanto animal.

Agradecemos em especial ao Luciano Guimarães pela atenção que sempre teve conosco.

Esperamos que o dia de ontem seja um marco político para a cidade de Ouro Preto no que diz respeito à luta dos animais e que seja o início de um diálogo bastante proveitoso para que possamos, como ouropretanos, alcançar patamares que outros municípios já estão. Nosso trabalho e luta jamais param e agradecemos imensamente o apoio de todos.

A AOPA somos nós, a AOPA somos todos vocês!

About the author: AOPA - Associação Ouropretana de Proteção Animal

Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos.

Nós da Associação Ouropretana de Proteção Animal (AOPA) realizamos um trabalho de sensibilização junto à população e às autoridades no sentido de assegurar o bem estar-animal, promovendo a adoção responsável, castração como meio de prevenção contra a superpopulação de animais domésticos evitando posterior abandono. Além de lutar por mudanças nas leis para punir quem maltrata, acumula ou os desampara à própria sorte.

A nossa missão é atacar a causa de tantos maus-tratos animais. Incentivando somente o exercício da guarda responsável, doações responsáveis, encaminhando denúncias de maus-tratos, esterilizando os animais de rua e domésticos para que a longo prazo o problema seja amenizado, pelo menos. Muito está sendo feito, mas é um trabalho lento, carente de recursos e muito incompreendido.

ONG afiliada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) desde julho de 2015.

Registrada no CNPJ sob o número 23.099.642/0001-95.

Leave a Reply

Your email address will not be published.