Associação Ouropretana de Proteção Animal

CED/ RED/ TNR: entenda como funciona o método para controlar felinos pelas ruas

A vida nas ruas não é nada fácil para os cães e gatos. Nela, eles estão constantemente expostos à situações como maus-tratos, fome, frio e sede, além de lidarem com a suscetibilidade de contrair doenças. Foi pensando nisso que o CED/RED/TNR foi criado. O CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) ou RED (Recolher-Esterilzar-Devolver) ou o TNR (Trap-Neuter-Return) é um método humano e não letal de controle populacional de cães e gatos em situação de abandono, muitos deles ferais (que retornaram ao modo de vida selvagem, sendo de difícil socialização com humanos). A prática, que já é consolidada e famosa em outros países — como os Estados Unidos e o Canadá —, chegou timidamente ao Brasil e vem ganhando, pouco a pouco, o seu espaço. Quer saber mais sobre ela e descobrir as suas vantagens? Continue a leitura!

Como o CED funciona?

A técnica de controle de colônias de gatos e matilhas de cães consiste na captura dos animais por meio de armadilhas, e em sua subsequente castração. Os animais sociáveis (filhotes, na maior parte das vezes) são encaminhados para a adoção. Algumas vezes, os animais capturados e esterilizados também recebem vacinas — especialmente a antirrábica —, desverminação e tratamento contra pulgas, além de um exame clínico completo para checar o estado geral de saúde em que ele se encontra. Por fim, enquanto o animal se encontra sob efeito da anestesia da castração, é feito uma marcação em seu corpo. A função da marcação é para evitar que ele seja, posteriormente, capturado novamente. Após um período de observação (algumas horas para os machos, um ou dois dias para as fêmeas), os animais adultos que não podem ser socializados são soltos no ambiente em que viviam antes.

Quais são as suas vantagens?

Existem vários benefícios na colaboração com o controle populacional de cães e gatos. Confira os principais:
  • menos ninhadas nas ruas;
  • menos gastos operacionais de abrigos com novos gatos;
  • menos brigas entre animais;
  • menos danos à fauna, ocasionado pela caça dos felinos;
  • menos comportamentos negativos, como barulhos ou marcação de território na comunidade.
No entanto, o maior benefício de todos é o que diz respeito à melhora na qualidade de vida dos bichanos. Ao serem castrados, os riscos de contrair doenças ligadas ao sistema reprodutor ou transmitidas durante brigas caem drasticamente, além da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis ser erradicada.

Quais são os procedimentos feitos?

No CED/RED/TNR, o procedimento de castração utilizado para as fêmeas é o método de esterilização com gancho. Com essa técnica, tanto a cirurgia quanto a recuperação são muito mais rápidas. É feita uma incisão pequena, de cerca de 2 centímetros, por onde é introduzido um gancho que expõe e secciona o útero, retirando-o. No caso dos machos, também é feito um procedimento minimamente invasivo. Já a marcação, também deve ser feito por um veterinário experiente. É feito enquanto o animal está anestesiado e a sua cicatrização é rápida. A marcação é a padrão internacional de identificação de cães e gatos castrados pelo CED/RED/TNR e evita o estresse da captura, além de gastos adicionais.

Como posso ajudar?

Além de ajudar financeiramente ou ser voluntária de AOPA, que pratica esse protocolo, você pode colaborar pondo a mão na massa! A prática não precisa ser feita apenas em colônias, matilhas ou grupos grandes de cães e gatos. Castrar apenas um animal de rua, mesmo que você não possa adotá-lo, já faz uma baita diferença! Se você encontrou um animalzinho em situação de rua, e quer fazer a sua parte, o primeiro passo é buscar um veterinário de confiança, que esteja familiarizado com a técnica do gancho e com os conceitos do CED/RED/TNR. Ele será fundamental para passar todas as informações necessárias! O próximo passo é a obtenção da gaiola e a captura do animal. Se o animal em questão for amigável, essa etapa é desnecessária. Apenas leve-o para uma consulta e siga as orientações do veterinário em relação ao jejum e ao pós-operatório. No seu bairro existem muitos cães e gatos abandonados? Que tal conversar com a vizinhança e, juntos, colocarem o CED/RED/TNR em ação para diminuir o sofrimento desses peludinhos? Faça uma boa ação! Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Estaremos à disposição para responder suas perguntas!
Adaptação: blog.areiadegato.com.br
Imagem: TNR Mecosta

A Associação Ouropretana de Proteção Animal é uma organização não governamental com a finalidade de sensilibilar a população e às autoridades da necessidade de assegurar o bem estar-animal. Estmos em Ouro Preto – MG

Notícias recentes