Os cães, assim como os humanos, têm necessidade básicas de sobrevivência.
Mas você não quer que seu cão apenas sobreviva. Você quer que ele seja o
mais feliz e saudável possível.
Passear diariamente, dar a alimentação adequada e manter a vacinação em dia são algumas das atividades que você deve realizar para fazer seu cão mais feliz. Sugerimos 10 ações para garantir o bem-estar do seu cachorro:
- Esterilização: também conhecida como castração, a esterilização traz benefícios para a saúde do seu cão, além de evitar a superpopulação de cães e o abandono desses animais.
- Vacinação: vacine seu cachorro todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.
- Cuidados com a saúde: além de manter a vacinação em dia, faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais. Prevenir é o melhor caminho quando o assunto é a saúde do seu cão.
- Identificação e registro: é importante que seu cão esteja devidamente identificado caso se perca. Grave seus dados de contato na placa de identificação presa à coleira. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do cão pelo Médico Veterinário, para facilitar sua identificação.
- Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.
- Oferecer um abrigo: se seu cachorro vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.
- Brincadeiras e exercícios: passeios são importantes para todos os cães, pois permitem que eles se exercitem física e emocionalmente. As brincadeiras os estimulam mentalmente. Eles gostam de recuperar, esconder e procurar objetos.
- Liderança amorosa: de reforços positivos. Estabeleça limites e recompense o cão quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu cão se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.
- Socialização: desde filhote, acostume seu cachorro a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas.
- Higiene e combate de parasitas: escove seu cão e dê banhos com frequência. Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim, e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.
Fonte: www.worldanimalprotection.org.br
Algumas Dicas e Esclarecimentos Para que Você Possa Garantir o Bem-estar dos Animais.
Educação Ambiental