A Proteção Animal vai além do recolhimentos e resgates.

A educação é a chave mestra para mudarmos a realidade dos animais.

A Associação Ouropretana de Proteção Animal recebe cursos e palestras com o intuito de promover a educação ambiental direcionada à vida animal e o papel exercido pelo ser humano na fauna, de modo geral.

As capacitações são realizadas pelos profissionais voluntários da ONG e alguns convidados referências em determinados assuntos. Os cursos e palestras têm um público-alvo amplo. Podem participar coordenadores e gestores de ensino fundamental e médio, alunos de ensino superior, representantes de classes profissionais e profissionais que trabalham nas áreas de saúde, meio ambiente e educação, com manejo populacional de cães e gatos, bem como ativistas e protetores de animais, corporações e empresas.

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza.

O desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a sensibilização do cuidado com o meio ambiente natural, que inclui os animais, sejam domésticos ou silvestres.

Apesar da importância fundamental do professor no processo de desenvolvimento da nação, ainda, não se dá o devido valor, por parte de nossas autoridades, ao professor e com isto a educação. O Estado, ainda, não se conscientizou que a educação é o veículo do bem-estar social, mas, sim, de forma oposta, se tem priorizado o interesse político de manter a massa sem uma formação cultural adequada.

Qualquer ação de proteção animal deve passar pela educação ambiental.

Cursos e Palestras disponíveis:

Orientações mensais para voluntários

Curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem Estar Animal, realizado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) Clique AQUI