Quando resgatamos um animalzinho, sabemos que vamos precisar vacinar, castrar, tratar eventuais problemas de saúde e o principal: arrumar um lugar para que ele more em segurança até que possa ser adotado. O tempo de espera por uma família varia muito e pode ir de uma semana a meses ou anos, dependendo do estado de saúde e do temperamento do bichinho. Em alguns casos, eles acabam não sendo adotados por conta da cor da pelagem. Parece absurdo, mas existem cães e gatinhos bonzinhos e fofinhos que não encontraram uma família só porque são pretinhos, por exemplo.
 
Os abrigos de animais normalmente estão superlotados, o que reduz a qualidade de vida deles, assim como a possibilidade de adoção. Desta forma, a criação dos lares temporários auxilia os abrigos, uma vez que podem proporcionar uma vida mais digna assim como maiores chances de adoção ao animal. O lar temporário também é uma solução para o caso de animais resgatados que ainda não foram abrigados em algum local específico.
 
Lar temporário é um espaço na sua casa que você cede para abrigar uma família de animais, uma ninhada ou animal adulto, até que se consiga um lar definitivo. Esses lares são de extrema importância social, pois evitam que o número de animais abandonados cresça dramaticamente, aumentando a efetividade do trabalho de proteção animal.
 
É de responsabilidade da pessoa que disponibiliza o lar temporário cuidar da saúde do animal e fazer sua ressocialização, pois muitos são traumatizados pelos maus tratos que sofreram. Muito amor, paciência, alimentos saudáveis, água, vermífugos, medicamentos contra pulgas e carrapatos e vacinas são essenciais para a recuperação do animal. A visita ao médico veterinário também é de extrema importância para evitar ou tratar eventuais problemas de saúde. Tudo com o apoio da ONG com medicamentos, rações, camas, exames, cirurgias e outros, provenientes de doações.
 
O tempo que o animal ficará nesses lares varia muito. Alguns não têm tanta sorte e ficam por mais tempo. Filhotes, geralmente, logo ganham lares, porém, os adultos, demoram mais tempo. Recomendamos que os animais somente sejam doados após estar castrados para evitar sua reprodução, e assim reduzir a possibilidade de abandono e população de rua.
 
Ajude o trabalho da proteção animal: se você dispõe de espaço, carinho e cuidados, disponibilize-se para ser um lar temporário dos animais resgatados ou abandonados.
 
Ouro Preto tem uma grande quantidade de repúblicas estudantis, particulares e federais com alunos vindos do Brasil inteiro, que ficam longe de suas famílias, incluindo amigos pets.
 
Nós, da AOPA – Associação Ouropretana de Proteção Animal, decidimos transformar repúblicas em lares temporários. E deu certo! Os animais carentes de atenção e carinho dão uma nova energia a república, que passa por momentos que a saudade de casa aperta o coração ou pelo estresse do fim do período tem um novo melhor amigo, mesmo que temporário.
 
A república Sintonia acolheu o Rex por um fim de semana maravilhoso em Ouro Preto:
“Galera, essa coisinha linda aí no video é o Rex, tivemos a oportunidade de ser seu lar temporário durante um final de semana e foi uma experiência ótima! Ele alegrou a casa e arrancou sorrisos das moradoras durante todo o tempo que esteve aqui. Mas, infelizmente, não podemos ficar com ele. O Rex ainda está a procura de um lar e vamos falar um pouco do porque você pode adotá- lo:
Ele é extremamente dócil, educado, não entra dentro de casa sem autorização, respeita os móveis/objetos da casa, ama crianças e é uma excelente companhia para assistir netflix: ele fica deitadinho prestando atenção na TV hahahah *–*

Quer cadastrar sua república como lar temporário? Quer se cadastrar como lar temporário em sua casa? Entre em contato conosco.

contatoaopa@gmail.com

Abra sua república/casa e seu coração para um animal abandonado e salve uma vida.

texto adptado: www.petlove.com.br e pleno.news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *