21762108_769741079894941_5425178893076614851_n
Setembro de 2017: O primeiro cão comunitário da cidade é reconhecido e fiscalizado pela AOPA – a Beterraba.

CÃO COMUNITÁRIO

Mas qual a diferença entre o cão comunitário e o cão de rua?

# Cão Comunitário

“Entende-se por cão ou gato comunitário aquele que, apesar de não ter responsável definido e único, estabelece com a comunidade onde vive vínculos de dependência e manutenção.” – Lei 21970 de 15/02/2016 do Estado de Minas Gerais

O cão comunitário é adotado por grupos específicos de pessoas, que têm a responsabilidade de cuidar dele, sem necessariamente levá-lo para casa.

Essas pessoas precisam oferecer todas as condições para que os animais tenham uma vida saudável, exercendo a guarda responsável deste animal, sendo que os animais são castrados, vacinados, possuem exames em dia e além de identificados com coleiras são microchipados.

# Cão Abandonado

Os cães de rua, geralmente abandonados, vivem à mercê de restos de comida e abrigos que conseguem encontrar para sobreviverem. Isso põe em riscos sua saúde, segurança, e os tornam muitas vezes arredios por acabarem por sofrer maus tratos nas ruas e lugares por onde circulam.

Assim como qualquer outro animal, eles se reproduzem, e aí vêm o maior problema, a superpopulação, que é causada pela falta de alguém para controlar esta população, por exemplo com uma campanha de castração em massa.

Por isso a importância de programas de controle populacional, políticas efetivas de saúde pública e apoio dos órgãos competentes para que esses animais sejam recolhidos e tratados de forma digna podendo ser reencaminhados para lares definitivos por meio de feiras de adoção entre outras alternativas.

Devido a isso….

No último ano elaboramos conjuntamente com estudos sobre o tema e sua aplicabilidade na cidade, com ajuda de voluntários engajados e orientações da Médica Veterinária Juliana Tozzi , Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que com sua pesquisa inspirou a base deste projeto.

O projeto de cães comunitários atualmente se encontra em fase de implementação na cidade de Ouro Preto/MG.

O nosso primeiro cão comunitário, ou a primeira, se chama Beterraba e teve seu início de vida na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), migrando após algum tempo para o circuito entre a Praça Tiradentes e a Rodoviária de Ouro Preto (Terminal Rodoviário 8 de Julho) onde hoje, com a devida autorização, se instalou a casinha de nossa Nº001 comunitária.

Anteriormente em Ouro Preto tínhamos a Branquinha, que era reconhecida por todos e adorada na cidade, ela era um cão comunitário e serve de inspiração a todos nós.

Contamos com a ajuda e apoio de todos vocês nesse projeto, já que não há lares suficientes para todos, pois esta é uma das alternativas viáveis, éticas e respeitosa, tratando de forma humana e digna os animais que aqui estão.

Estamos à disposição para qualquer contato e dúvidas acerca do projeto do cão comunitário.

Atenciosamente,
Equipe AOPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *