Por que sempre pedimos por respeito?
Por que nosso trabalho é mais do que mão-de-obra gratuita?
O grupo voluntário da AOPA é a base de todos os trabalhos da ONG e tem papel fundamental dentro da causa animal em Ouro Preto, em Minas Gerais, no Brasil.
É um serviço altruísta que oferece, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com o outro, sendo ele animal ou humano.
O trabalho da AOPA é silencioso, que não busca fama, dinheiro ou oportunidade de riquezas, apenas dá o que tem de melhor para o coletivo animal.
Os voluntários que participam das ações da AOPA são peças fundamentais para garantir a ampliação e o fortalecimento dessas interações. Também sabemos que toda a transformação começa com os sonhos de todos e, nesse momento, pessoas da comunidade e voluntários da ONG têm uma participação muito importante nesse processo e todos eles compartilham o sonho da AOPA que querem, criando um novo sentido para o cotidiano ouropretano. São, portanto, integrantes ativos das comissões mistas que transformarão sonhos em realidade a ação voluntária, como o próprio nome diz, não é algo obrigatório. Pessoas da comunidade que se interessam pela causa e ideiais da ONG, investem seu tempo e dedicação para ajudar e compartilhar seus conhecimentos, mas por muitas vezes, não conseguimos atender imediatamente, pedidos de ajuda.
A AOPA foi criada num espaço e tempo onde não se tinha nada de referência com o propósito de trabalhar em prol do coletivo animal em Ouro Preto e auxílio ao poder público. Cada cidade organiza suas ações da maneira mais eficaz para atender suas necessidades e desejos específicos. Portanto, tivemos que aprender mais sobre nossa realidade e a realidade de nossos animais para chegar a certos posicionamentos, posturas e ter o conhecimento (técnico e teórico) dos processos, atendendo o que é vivido em Ouro Preto, e a realidade prática da experiência de voluntariado da AOPA.
Você pode não gostar pelo que aparentemente conhece deste grupo, mas tem obrigação de respeitar o que ainda desconhece.
Não tenham receio em tentar esclarecer fatos.
Talvez o tema traga muitas polêmicas pelos posicionamentos que temos, baseados no que nossa experiência permite. Pedimos desculpas por tocamos em algumas convicções que trazem chateação para alguns, se for o caso, mas pedimos que olhem nossos posicionamentos com bons olhos para que possamos manter um diálogo vivo.
Afinal, é sempre bom colocar as próprias convicções em perspectivas e absorver informações das mais variadas fontes para nosso crescimento. Mantenham o respeito com um voluntariado que trabalha incansavelmente para o bem de uma comunidade.